Carlos dos Santos

Dissertação de Mestrado:

SANTOS, Carlos R. F. Uma investigação sobre os processos composicionais de Arrigo Barnabé no álbum "Gigante Negão". 2018. 1 recurso online (174 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.  Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333762 

Resumo: Gigante Negão é o álbum de Arrigo Barnabé alvo da investigação deste trabalho em busca de um maior entendimento sobre os processos criativos deste compositor. Nesta investigação propomos uma arqueologia da criação relatando as possíveis influências musicais do compositor e como surgiu a proposta para a escrita das canções deste álbum. Utilizamos múltiplas ferramentas analíticas, no entanto priorizamos aquelas advindas da simetria

Abstract: Arrigo Barnabé is a Brazilian composer who has his music floating between popular music and classical music. The album "Gigante Negão" is the central theme of this work text. In this investigation we propose an archeology of creation reporting the possible musical influences of the composer and how the proposal for the writing of the works of this album appeared. We want to better understand the compositional processes of this composer

 

 

 

Artigos:

SANTOS, Carlos dos. Uma perspectiva de análise sobre a primeira seção da composição Série de Arco de Hermeto Pascoal.  5° Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (EITAM) - Campinas, 2019. Disponível em: https://eitam5.nics.unicamp.br/wp-content/uploads/2020/12/EITAM5-paper_21_SantosC-pp_291-303.pdf 

Resumo: Este artigo realizará uma investigação preliminar sobre alguns processos composicionais utilizados por Hermeto Pascoal em sua obra “serie de arco” associando a uma imagética da coreografia em relação à música. Nossa investigação se concentrará na análise da primeira seção A (comp.01-19), equivalente a duração aproximada de 90 segundos que seria a versão utilizada junto com a coreografia da série de arco individual. Utilizaremos diversas ferramentas analíticas entre elas podemos destacar: contornos musicais principalmente através do SEGC: Segmento de Contorno (em inglês CSEG: Contour Segment) (STRAUSS, 2013); análise rítmica baseada em operações simétricas (SANTOS, 2018); Identificação e construção dos poliacordes (PERSICHETTI, 1961) (CAMARA, 2016) e cifragem universal (CABRAL; GUIGUE; 2017). Palavras-chave: Hermeto Pascoal. Relação imagem-som. Música Instrumental Brasileira Title: An analysis perspective on the first section of Hermeto Pascoal’s “série de arco” 

Abstract: This paper talks about about some compositional processes used by Hermeto Pascoal in his work "serie de arco" associating music with choreography. Our investigation will focus on the analysis of the first section A (comp.01-19), equivalent to the approximate duration of 90 seconds that would be the version used in conjunction with the individual arc series choreography. We will use several analytical tools, among which we can highlight: musical contours mainly through the CSEG: Contour Segment (STRAUSS, 2013); rhythmic analysis based on symmetrical operations (SANTOS, 2018); Identification and construction of polychords (PERSICHETTI, 1961) and “cifragem universal” (CABRAL; GUIGUE; 2017).  

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SANTOS, Carlos dos. Uma edição prática da Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado. Anais do Simpósio de CDMC 30 anos: documentação, criação e performance. Campinas, 2019.  Disponível em: https://www.academia.edu/48982552/Uma_Edi%C3%A7%C3%A3o_Pr%C3%A1tica_da_Sonata_para_Vibrafone_e_Piano_de_Almeida_Prado 

Resumo: Este artigo apresenta a tabela de modificações da edição prática em relação ao manuscrito do compositor. Estas modificações são baseadas nas escolhas interpretativas do autor e no entendimento da escritura da obra identificando o que poderiam ser pequenos equívocos de ortografia ou de caligrafia musical. Utilizamos como referencial teórico diversas teses escritas sobre este compositor, como Costa (2011), Moreira (2002) e Taffarello (2010). Ao final apresentamos uma visão que o intérprete pode ter maior interferência sobre o texto musical em prol de reconstruí-lo criativamente.

Abstract: This paper presents the relations between practical edition and manuscript score of Almeida Prado’s Sonata for Vibraphone and Piano. These modifications are based on the interpretative choices by the author and the understanding of the writing of the work, identifying what might be minor misconceptions of orthography or musical calligraphy. We use several thesis written about this composer such as Costa (2011), Moreira (2002) and Taffarello (2010). We present a view that the performer may have greater interference with the musical text in order to creatively reconstruct it.

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SANTOS, Carlos dos. Uma análise comparativa entre duas linhas do baixo da canção Deus te Pretege de Arrigo Barnabé. Jornada de Pesquisas em Artes da UNESP. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/34863192/An%C3%A1lise_comparativa_entre_duas_linhas_do_baixo_da_can%C3%A7%C3%A3o_Deus_te_preteje_de_Arrigo_Barnab%C3%A9 

Abstract:This article performs a comparative analysis of two bass lines of the song Deus te Preteje by Arrigo Barnabé. It uses as reference of comparison two recordings one of the own composer and another one of Itamar Assumpção. For this analysis, it uses tools derived from symmetric operations, using as theoretical reference authors such as Strauss (2013), Salles (2009) and Persichetti (2012).

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SANTOS, Carlos dos; FALLEIROS, Manuel. Tumulto: Um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - Campinas, 2017. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/27anppom/cps2017/paper/viewFile/4626/1749 

Resumo: Este artigo pretende examinar alguns dos procedimentos de simetria rítmica presentes na primeira parte da canção Tumulto do Álbum “O Gigante Negão” do compositor paranaense Arrigo Barnabé. Para isto, utilizaremos como referencial teórico alguns dos conceitos advindos dos trabalhos de Geraldo Rohde (1982; 1997), Hermann Weyl (1997) e Ian Stewart (2012). A partir destes conceitos de simetria, pretendemos estabelecer uma correlação com o parâmetro rítmico musical no intuito de analisar e identificar os modelos de operação simétrica que estão contidos nos excertos. 

Abstract: This paper discuss some rhytmics symmetrics procedures presents on the song Tumulto from the album "O Gigante Negão", produced by brazilian composer Arrigo Barnabé. The theoretical reference used includes some of the concepts of symetrics from the work of Geraldo Rohde (1982;1997), Hermann Weyl (1997) and Ian Stewart (2012). Based on that, we seek to establish a correlation with the musical rhythmic parameter in order to analyze and identify the models of symmetrical operation that are contained in the music excerpts.

 

 

 

 

 

 

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